Apresentamos a listagem final de trabalhos aprovados.
As apresentações de pôsteres serão realizadas no dia 17/09 e os relatos de experiência, no dia 18/09. Clique na aba da programação para conhecer todas as atividades!
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail caminhoseconheceandando@gmail.com.
Bom Seminário!
Lista de trabalhos aprovados (em ordem alfabética - nome do autor)
Autor
|
Coautor
|
Título
do trabalho
|
Tipo de
apresentação
|
Alan
Pimenta
|
NÃO
|
A Busca
por Caminhos que superem o olhar colonizado sobre a historia e cultura
afro-brasileira em sala de aula.
|
Relato
de experiência
|
ALEXANDRE
LOMBA TOSTES
|
Fabiana
Ferreira de Lima, Marcia Cristina Campos de Almeida Carvalho
|
REFLETINDO
SOBRE O USO DA INTERNET E REDES SOCIAIS: QUESTÕES EM DEBATE COM ALUNOS E
RESPONSÁVEIS, EM TURMAS DO 5º ANO
|
Relato
de experiência
|
Aline
de Alvernaz Branco Ferraz
|
NÃO
|
Uma
educação física mais que especial
|
Relato
de experiência
|
Andréa
Conceição Nunes
|
Mirzia
Aparecida de Melo Gomes; Silvana Alvarenga de Souza Silva
|
Produção
de conhecimento: uma arma contra o abuso e a exploração sexual
|
Pôster
|
Andréa
Simoni Manarin Tunin
|
Aline
Moraes da Costa Lins, Aline Hygino Carvalho Monteiro
|
CAMINHOS
E DESCAMINHOS PARA A INCLUSÃO: CONSTRUÇÃO DE UM NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS
COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E DE UM PROJETO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
|
Relato
de experiência
|
Ariane
Adão Lopes Teixeira
|
Narbal
Soares de Miranda Mendes, Rafael Machado Andrade
|
Vivências
entre cursos: Reflexos da Discência na Docência
|
Relato
de experiência
|
Camilla
de Carvalho Guimarães
|
NÃO
|
Proposta
de uma unidade didática para o 9º ano - um olhar integrado sobre a Energia
|
Relato
de experiência
|
Carla
Cordeiro Marçal
|
NÃO
|
Cinema,
narrativas e Jovens da/na Baixada Fluminense
|
Relato
de experiência
|
Carolina
Chalfun Mainoth
|
Christiane
Moraes dos Santos
|
O papel
da escola na construção da igualdade de gênero: reflexões a partir da análise
dos caminhos percorridos pelo Colégio Pedro II
|
Relatos
de experiência
|
Caruanã
Guatara Oliveira Frescurato
|
Valéria
Vieira da Silva
|
RODAS
DE CONVERSA: INSTRUMENTO DE INTERLOCUÇÃO ENTRE O SABER ACADÊMICO E NÃO
ACADÊMICO
|
Relato
de experiência
|
Debora
Brandão Marques de Araújo
|
Thaise
Leite Coelho, Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim
|
A
PRESENÇA DA LÍNGUA DE SINAIS NA ESCRITA DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Pôster
|
DIOGO
DE SOUZA PINTO
|
DIOGO
LINHARES FERNANDES, LILIAN MARIA PAES DE CARVALHO RAMOS
|
O CURSO
TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA NA UEMS E SUA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA
AGRICULTURA FAMILIAR
|
Relatos
de experiência
|
DIOGO
LINHARES FERNANDES
|
Ana
Lúcia Vieira Resende Correa, Diogo de Souza Pinto
|
A HORTA
ESCOLAR COMO CAMINHO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A
EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ABERLARD GOULART
|
Relatos
de experiência
|
Edson
Soares Gomes
|
NÃO
|
O
ORIENTADOR EDUCACIONAL COMO PESQUISADOR PARTICIPANTE: QUANDO O CAMPO DE
PESQUISA TORNA-SE LOCAL DE TRABALHO
|
Relato
de experiência
|
Elizângela
Cely da Silva Oliveira
|
Francisco
de Assis Andrade; José Henrique dos Santos
|
A
Educação Física Escolar e os PCN’s: uma experiência de abordagem dos temas
transversais
|
Relato
de experiência
|
ELOISA
LOPES DE OLIVEIRA
|
NÃO
|
A
MULHER E A RELIGIÃO AFROBRASILEIRA NA BAIXADA FLUMINENSE: FRENTES DE
ENGAJAMENTO SÓCIO-CULTURAL
|
Pôster
|
Gabriela
Queiroz de Alcântara
|
NÃO
|
O
caminho da Educação na UFRRJ: outras reflexões possíveis
|
Pôster
|
Georgete
Moura Barboza
|
NÃO
|
“Zip,
zip, zap. Minha boca vou fechar...” Tensões entre as culturas infantis e a
cultura escolar.
|
Relatos
de experiência
|
Inês
Piedade Da Silva Mendes Moreira
|
NÃO
|
IMAGENS
EXPERIÊNCIAS, ENSAIOS E COTIDIANOS: ARTE E FOTOGRAFIA COMO AGENTE DE
LINGUAGEM
|
Relato
de experiência
|
Isabele
Lacerda Queiroz
|
NÃO
|
CONFLITOS
ENTRE FORMAÇÃO E PRÁTICA A PARTIR DO PROINFANTIL EM NOVA IGUAÇU
|
Relato
de experiência
|
Jalber
Luiz da Silva
|
NÃO
|
A
necessidade de falar em religiões de matriz africana na escola básica: origem
de Umbanda e Candomblé
|
Pôster
|
Janaína
Cardoso da Mota Ferreira
|
NÃO
|
Teoria
e Prática da Docência na Educação de Jovens e Adultos
|
Relato
de experiência
|
Johnny
Chaves de Oliveira
|
NÃO
|
Projeto
Segundo Tempo: Uma experiência de inclusão social com crianças da necrópole
do Caju
|
Relatos
de experiência
|
José
Ricardo da Silva Ramos
|
Felipe
Lameu dos Santos, Levi Mullar da Silva Santos
|
PRIMEIROS
APONTAMENTOS DE UMA HISTÓRIA DO ESPORTE NA UNIVERSIDADE RURAL
|
Pôster
|
Ligia
Nascimento Seixas
|
NÃO
|
Equoterapia
- um mediador no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais
especiais
|
Relatos
de experiência
|
LUCAS
DO AMARAL AFONSO
|
NÃO
|
A
RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA DO CAMPO: Uma reflexão a partir da
Escola da Agrovila I no Assentamento Pirituba II, Itapeva – SP
|
Pôster
|
Lucia
Glat Jaber
|
Mauro
Guimarães
|
Educando-se
ao educar quem educará: a práxis na formação de educadores ambientais
|
Relatos
de experiência
|
MAÍRA
GOMES DE SOUZA DA ROCHA
|
NÃO
|
APRENDIZAGEM
E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DESTES PROCESSOS
|
Relato
de experiência
|
MARCELINO
EUZEBIO RODRIGUES
|
NÃO
|
O TRATO
PEDAGÓGICO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE ARTES EM ESCOLAS DO
MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
|
Relato
de experiência
|
Marcella
Melo Silva da Conceição
|
NÃO
|
AULAS
PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: OS INVERTEBRADOS COMO FERRAMENTA PARA A
APRENDIZAGEM
|
Pôster
|
Marcelo
Delatoura Barbosa
|
Danielle
S. da Cunha Delatoura Barbosa
|
Estudo
preliminar sobre o Programa Nacional de Acesso a Ensino Técnico e Emprego
(PRONATEC) no campus Cabo Frio do IF Fluminense: uma reflexão a partir de
dados quantitativos
|
Pôster
|
MARCOS
PORTO FREITAS DA ROCHA
|
Sabrina
Moehlecke
|
QUESTÕES
SOBRE A ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA PESQUISA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS
SERVIDORES DA UFRJ
|
Relato
de experiência
|
Maria
da Graça Resende Mendes
|
NÃO
|
Altas
habilidades e atitudes na escola
|
Relato
de experiência
|
MARIA
ISABEL ALVES DE OLIVEIRA VALLE
|
VALÉRIA
DA COSTA PINHO
|
PRODUÇÃO
DE UNIDADES DIDÁTICAS PARA OS ANOS INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA
REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
|
Pôster
|
Mariana
Corrêa Pitanga de Oliveira
|
NÃO
|
A
importância do bilinguismo no processo de escolarização dos surdos na
contemporaneidade
|
Pôster
|
Marina
Ferreira Praça
|
Luna
Arouca Escorel
|
A
CONTAÇÃO DE HISTORIAS DE UMA EXPERIÊNCIA POLITICA-SOCIAL PELA AMERICA LATINA
SOB A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
|
Relato
de Experiência
|
Marlene
de Souza Oliveira
|
NÃO
|
PEDAGOGIA
DE PROJETOS – TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E OS TEMAS TRANSVERSAIS NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
|
Relato
de experiência
|
Nathalia
Cortes do Espirito Santo
|
Tainara
de Souza Parreira
|
TRAJETÓRIA,
HISTÓRIA E SABERES: A IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRRJ
|
Pôster
|
Neuza
Maria Sant’ Anna de Oliveira
|
NÃO
|
Semana
da alimentação sustentável: relatos de uma pratica docente sustentável.
|
Relato
de experiência
|
Pãmela
Ketulin Mattos Gomes
|
Maria
Emília Alfano Barbosa, Camila Fernandes Cardoso
|
Escolaridade
e Gênero no Programa Mulheres Mil - IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin
|
Pôster
|
Patricia
Queiroz dos Santos
|
NÃO
|
JOGOS,
DESAFIOS E SITUAÇÕES PROBLEMAS
|
Pôster
|
Paula
de Macedo Santos
|
NÃO
|
Quais
as pretensões governamentais das políticas públicas de qualificação
profissional para a juventude?
|
Pôster
|
Peter
Sana
|
NÃO
|
A
DIMENSÃO EDUCATIVA DO PENSAMENTO E DA AÇÃO DO BISPO DOM ADRIANO M. HYPÓLITO
DURANTE O GOVERNO AUTORITÁRIO DOS MILITARES NA BAIXADA FLUMINENSE (1966 -
1982)
|
Pôster
|
Priscila
Pinheiro de Lima da Silva
|
Rita de
Cássia Oliveira Gomes
|
BRINCAR:
TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS
|
Pôster
|
Rafael
Rochê da Silva
|
NÃO
|
Tecnologia
e Escola Virtuais: Trilhando uma Educação para uma nova realidade
|
Relatos
de experiência
|
ROBERTA
GUIMARÃES TEIXEIRA
|
LUCIANA
FELIX FONSECA
|
PROFESSOR@S
LEITOR@S E ESCRITOR@S DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
NA REDE PÚBLICA DE NILÓPOLIS
|
Relato
de experiência
|
Sandra
Regina de Souza Cruz
|
NÃO
|
Lei
10.639/03, Intolerância Religiosa e a Educação das Relações Étnico-raciais em
Nova Iguaçu
|
Relatos
de experiência
|
SIMONE
REGINA DE OLIVEIRA RIBEIRO
|
CÉLIA
DOMINGUES DA SILVA, ANA PAULA DOS SANTOS MONTEIRO
|
A
IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA
|
Relatos
de experiência
|
Úrsula
Pinto Lopes de Farias
|
Samanta
Samira Nogueira Jurkiewicz
|
ÍNDIO
FAZER BARULHO? REFLEXÕES SOBRE O “ÍNDIO DA ESCOLA”
|
Pôster
|
Vaneida
Freitas Barbosa
|
NÃO
|
A
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO/TRABALHADOR, NOVOS OLHARES
|
Relatos
de experiência
|
Vanessa
Santos Gonçalves Maria
|
NÃO
|
PRÁTICA
DE LEITURA: DESAFIOS E NOVOS RUMOS
|
Relatos
de experiência
|
Wiliam
Michel de Moura Romanholi
|
NÃO
|
O
ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: QUESTÕES SOBRE
AVALIAÇÕES UNIFICADAS
|
Pôster
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário